Diferença entre Lockdown, distânciamento social e quarentena

Em momentos de isolamento social, termos como Lockdown, quarentena e distanciamento social são muito citados, porém nem sempre utilizados de forma correta.

Existem vários níveis de isolamento desde um mais brando até outros bem mais restritivos, além de diferenças na quantidade de pessoas atingidas por uma determinação de isolamento.

Distanciamento social

O distanciamento social é a forma mais branda de isolamento social, nesse tipo de isolamento o que deve ser evitado é a aglomeração de pessoas e não seu direito de circulação, ou seja, as pessoas podem sair sozinhas ou pequenos grupos como os casais, frequentar lugares públicos, mas sempre evitando o acumulo de pessoas em um mesmo local.

Quarentena

A quarentena é o prazo que uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram contato com algum agente nocivo, devem fica em isolamento.

Esse é um tipo de isolamento muito restritivo a uma pessoa, porem é aplicado de forma individual ou em pequenos grupos, não atingindo toda uma população.

As pessoas afetadas por essa determinação de quarentena, são pessoas que tiveram contato com agentes nocivos ou pessoas possivelmente contaminadas. Durante a quarentena as pessoas passam por diversos exames para comprovarem que não estão contaminadas.

Lockadown

O lockdown, ou confinamento em inglês, é uma das formas mais restritiva de isolamento que um povo pode sofrer.

Esse tipo de isolamento é formado por regras muito restritivas onde o comércio é praticamente todo fechado, mantendo em  funcionamento apenas os serviços considerados essenciais.

Essas medidas que podem ser aplicados por uma cidade, estado ou país é muito restritivo e o descumprimento pode acarretar em multas e prisões.

Uma política de confinamento como essa foi adotado pela cidade de Wuhan, na China, durante o aumento dos  casos de coronavírus em 2019/2020, onde os milhões de habitantes da cidade chinesas tiveram seus direitos de locomoção  restritos por várias semanas.