Diferença entre Windows e o Linux

Linux e Windows são sistemas operacionais que podem ser usados em computadores domésticos, empresas ou servidores.

Sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema , fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Embora possa ser executado imediatamente após a máquina ser ligada, a maioria dos computadores pessoais de hoje o executa através de outro programa armazenado em uma memória não-volátil ROM chamado BIOS num processo chamado "bootstrapping".  Após a maquinas ser ligada o BIOS procura o sistema operacional no HD ou outra mídia como CD-ROM.

Windows

O Microsoft Windows  é uma família de sistemas operacionais desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft.

O Windows é um sistema operacional que deve ser comprado uma licença de uso para poder utilizar legalmente em um computador e não é possível fazer nenhum alteração na programação do sistema, já que os usuários não tem acesso aos código que geraram o sistema operacional.

Linux

Linux é um termo popularmente empregado para se referir aos sistemas operacionais  que utilizam o núcleo Linux. O núcleo foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL  para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Ao contrário do Windows, o Linux pode ser usado livremente e há acesso ao código-fonte,  assim qualquer um que entenda de programação e tenha interesse pode alterar e criar um novo sistema operacional.

Principais diferenças

Além da diferença vem relação a licença de uso, existem várias outras diferenças entre Windows e Linux, e entre as principais estão a flexibilidade que o Linux oferece uma vez que existem várias distribuições com foco diferente como por exemplo uma versão mais leve para computadores antigos, uma que já vem preparado para quem trabalha com edição de vídeos e imagem, há distribuições focada no usuário doméstico, u seja, é possível encontrar uma distribuição Linux otimizada para o que o usuário precisa. O Window não oferece essa flexibilidade, no máximo há uma versão para usuários comuns e outra para servidor.

O Suporte oficial do Windows é através de help-desk pago onde o usuário pode encontrar as principais questões já respondidas e também há diversos fóruns nos quais usuários ativos resolvem algumas das principais dúvidas. Para o Linux o suporte vem de inúmeros fóruns gratuítos, mas a resposta pode demorar em alguns casos já que depende de outros usuários se interessarem pela sua pergunta. É possível comprar contratos de suporte com algumas grandes companhias de Linux, como a  Red Hat.

O sistema operacional Linux é muito mai seguro que o Windows, apesar da Microsoft estar cada vez mais melhorando a segurança do sistema operacional Windows, o Linux ainda é bem mais seguro. Um dos fatores é o fato de haver bem menos pessoas interessadas em criar vírus para Linux já que a maioria dos computadores utilizam o Windows.

O Linux por poder ser alterado por qualquer pessoa, tem uma imensa quantidade de programadores que acabam desenvolvendo correções para erros encontrados, muito mais rápido que o Windows que é um sistema fechado e apenas alguns programadores da Microsoft tem acesso. Porém as correções do Windows estão menos sujeito a falhas devido aos vários testes,