Muitas vezes usados como sinônimos, as palavras emergência e urgência tem significados diferentes e é muito utilizado na área da saúde como por exemplo nas antigas ambulância que tinha a palavra Emergência em destaque, assim como os carros de resgate do corpo de bombeiros. Hoje as palavra EMERGÊNCIA foi retirada dos carros do SAMU e RESGATE dos bombeiros, já que o encaminhamento é feito na chegada ao hospital.
Para explicarmos a diferença entre urgência e emergência, vamos usar o conceito aplicado na área da medicina
Na área da saúde uma emergência é algo mais grave que a urgência. Enquanto na emergência há uma situação de aparecimento súbito e imprevisto de um problema e exige solução imediata, a urgência apesar do perigo não é uma situação de perigo de morte imediato, porém um procedimento médico não deve ser adiado.
Emergência é a ocorrência de perigo, situação crítica, incidente ou imprevisto, um exemplo são as saídas de emergências em salões de festas.
Como citamos acima na medicina a emergência ocorre quando há um risco de morte iminente, ou seja, há uma grande chance da pessoa falecer se não tratada imediatamente, como nos exemplos citados abaixo
Urgente é um adjetivo que indica o que é preciso ser feito com rapidez. na medicina os casos de urgência devem ser tratados rapidamente, pois há grande chance de haver agravamento, inclusive levando a pessoa ao óbito.