Diferença entre universidade e faculdade

Faculdade 

A faculdade é um estabelecimento menor que uma universidade ou centro universitário, focado em determinada área do ensino, como por exemplo tecnologia. 

 Os cursos oferecidos pelas faculdade depende de autorização do Ministério da Educação, não havendo autonomia para criar os cursos sem essa autorização.  

Para um curso ser autorizado é necessário que a faculdade siga vários pré-requisitos como disponibilidade no prédio; projeto pedagógico do curso, informando número de alunos, turnos, programa do curso e demais elementos acadêmicos pertinentes e relação de docentes, acompanhada de termo de compromisso firmado com a instituição, informando-se a respectiva titulação, carga horária e regime de trabalho.

As faculdades podem oferecer cursos de pós-graduação, porém não é uma obrigatoriedade desse tipo de instituição.

Universidade

O início de uma instituição de ensino superior é na categoria de faculdade e futuramente pode se tornar universidade onde passa a ter autonomia para criar curso superior, devendo informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento. Universidade e centros universitários não precisam de autorização do MEC para criar cursos.

A criação de cursos de graduação em direito e em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde.

Pós-graduação strictu sensu

Recebe o nome de pós-graduação strictu sensu os programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Esses cursos são  indicados para quem deseja se tornar um pesquisador e se dedicar a carreira acadêmica.

As universidades de ter no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu, e ao menos um deles deve ser de doutorado.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu devem, obrigatoriamente, ser submetidos aos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, como determina a legislação.

Centro Universitário

Os Centros universitários são instituições de ensino superior que abrangem várias áreas de conhecimentos, assim como as universidades. Assim como acontece com as universidades, os centros universitários tem autonomia para criar cursos sem a necessidade de autorização do MEC.

Em relação ao credenciamento e recredenciamento dos centros universitários para poderem funcionar, eles tem um tempo de duração iguais aos das universidades.  O primeiro credenciamento terá prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para universidades, já os recredenciamentos podem levar até 10 anos para as universidades e para as faculdades e centros universitários é a metade do tempo.

Esse recredenciamento é realizado através de avaliação  das instituições que avaliam os cursos, os desempenhos dos alunos, e avaliação interna e externa das instituições de educação superior.