Diferença entre ted e doc

Diferença entre ted e doc

Principalmente para quem está começando a fazer pagamentos de forma eletrônica, é normal ter dúvida sobre a diferença entre DOC e TED que aparecem como opções nos caixas eletrônicos o através da Internet.

DOC ou TED  são para fazer transferência de dinheiro de uma conta para outra de outro banco, que pode ser feita por pessoas que possuem conta em uma instituição bancária.

A principal diferença entre esses dois modos de fazer transferência bancária é o dia que o dinheiro estará disponível na outra conta.

DOC

DOC ou Documento de Crédito é uma transferência bancária limitada no valor máximo de R$ 4.999,99. Nesse modelo de transferência o dinheiro estará disponível na conta de destino em um dia útil para quem fizer a transferência até as 21:30h. ou 21:59h. dependendo da instituição bancária, após o horário limite o dinheiro será creditado no segundo dia.

TED

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada pelo Banco Central em 2002 sendo que inicialmente havia um limite mínimo no valor a ser transferido para usar essa modalidade, mas desde 2016 é possível enviar qualquer valor, havendo apenas um limite máximo que depende da instituição bancária. Para quem optar por utilizar o TED na hora de fazer uma tranferência vai beneficiar o destinatário com o dinheiro creditado em conta no mesmo dia, desde que realizado até a hora limite que normalmente é 21:30h. ou 21:59h.

Taxas cobradas

Qualquer uma dessas modalidade de transferência de dinheiro possui taxas que são cobradas pelos bancos a não ser para contas que possui alguma isenção. Não existe um valor único a ser cobrado por transação, cada banco possui um valor determinado.

Melhor opção

A melhor opção vai depender do valor da transferência e da urgência. Se o beneficiário deseja o dinheiro no mesmo dia a pessoa que vai transferir o dinheiro deve usar o TED, que também deve ser usado caso o valor seja a partir de R$5.000,00. para valores menores e sem urgência o melhor é o que tem uma taxa menor.