Diferença entre socialismo e comunismo

Diferença entre comunismo e socialismo

Muitas vezes o socialismo e comunismo são colocados como sinônimo, porem cada um desses sistemas políticos e econômico defendem uma ideia. Um ponto em comum é que os dois defendem a ideia de  alcançar a igualdade entre os membros da sociedade.

Socialismo

Não se sabe exatamente qual a origem do socialismo pois para muitos ele começou com o lema da revolução francesa de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", que foi chamado de socialista por Pierre Leroux,um filósofo e político francês. 

A quem atribua a origem a Robert Owen, que foi um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo.

Mas há fortes indícios que o início aconteceu na Revolução Francesa com  Conde de Saint-Simon (1760-1825), que foi um pensador e teórico social francês.

Ao se falar em socialismo, não podemos deixar de lado nomes como de Karl Marx e  Friedrich Engels, desenvolvedores da teoria socialista, partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo.

O socialismo defende um sistema econômico que procura alcançar a igualdade entre as pessoas na sociedade, mantendo os bens de produção como bens coletivos. Nesse sistema os meios de produção são propriedade de empresas públicas ou cooperativas, e cada pessoa é retribuída de acordo com o que contribui.

comunismo

Sistema econômico e político que defende uma sociedade sem classes. Nele, os meios de produção e outros bens pertencem a todos. e sua produção é dividida igualmente entre todos.

Segundo as teorias de  Karl Marx, o comunismo é uma etapa final do socialismo, ou seja, primeiro é implementado o socialismo em uma grupo e o aperfeiçoamento dele se tornaria o comunismo. No sentido marxista, o comunismo seria uma sociedade sem divisão por classes e sem participação do Estado.

Sem haver o Estado, as decisão do que produzir e a regras de como produzir seriam tomadas democraticamente pelos membros da sociedade.

As ideias de Karl Marx foi apenas uma das ideias de comunismo que com o tempo sofreu alterações e assim foram criados outras formas de comunismo como o leninismo e o maoismo, que são baseadas no marxismo

Mas com o tempo surgiram formas de comunismo não derivada do Marxismo, como o comunismo cristão e o anarcocomunismo.

Principais diferenças entre socialismo e comunismo

O comunismo defende a ideia de sociedade sem classe, já o socialismo possui classes, sendo defendido a menor distância entre elas. 

No comunismo há um órgão responsável pela distribuição dos bens de acordo com a necessidade. Já o socialismo defende a ideia que cada um receba de acordo com o que contribui.

Uma sociedade comunista é apátrida, governada diretamente pelo povo, já em um sistema socialista podem haver vários sistemas políticos, que geralmente defendem uma democracia participativa.