Diferença entre ouvir e escutar

Diferença entre ouvir e escutar
ouvir ou escutar

Será que ouvir e escutar é a mesma coisa?

Muitos entendem que as palavras escutar e ouvir são sinônimos, tendo exatamente o mesmo significado, mas não é bem assim.

Quando se fala em um desses termos, logo no lembramos do ouvido, que é a parte do corpo que capta os sons, e para ouvir ou escutar precisamos de nossos ouvidos.

Quando alguém fala alguma coisa para você , e depois você não sabe do que se trata pois não restou atenção, você escutou ou ouviu?

Ouvir

O ato de ouvir é bem mais simples do que escutar. Ouvir é apenas sentir o barulho, é aquilo que o ouvido é capaz de captar independentemente de ter entendido o que o baralho significa.

Um exemplo de ouvir é quando ouvimos um ruído, ou até mesmo uma música, já que a música na maioria das vezes não traz nenhum outro sentimento, nem mesmo prestamos atenção, sendo apenas um som captado pelos ouvidos

Escutar

Escutar vai muito além de captar o som com os ouvidos, o indivíduo quando escuta, ele está prestando atenção no som, entendendo e processando a mensagem.
A pessoa só escuta quando ela é capaz de compreender o que está sendo falado, por exemplo, quando a mãe da uma ordem ao filho, esse filho ao receber a mensagem é capaz de compreender, saber a importância e realziar uma ação, ou seja o filho escutou.