Diferença entre mitose e meiose

Diferença entre mitose e meiose

Mitose e Meiose são formas de divisão celular, sendo que a primeira irá nos acompanhar por toda vida, é ela que garante o desenvolvimento humano desde que surge o feto. Já a Meiose ocorre para que haja as células sexuais

Mitose

Desde o surgimento do feto até o óbito de uma pessoa o processo de divisão celular conhecida como mitose acontece. É graças a essa divisão que o feto se desenvolve, e quando nasce a criança ela se desenvolve se tornando idoso futuramente.

Quando há perda celular devido há um acidente como, por exemplo, é através do processo da mitose que há recuperação celular.

A mitose é um processo que está sempre acontecendo no núcleo das células, por isso, dizemos que ela é uma atividade contínua. Para ficar mais fácil de entendermos esse processo, ele foi dividido em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Cada uma dessas fases vão culminar em modificações no citoplasma e no núcleo celular.

Meiose

Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas (espermatozoide e óvulo). No homem, os espermatozoides se produzem à medida que são utilizados. Durante a ejaculação, eliminam-se centenas de milhões.

Já paras as mulheres os óvulos já estão formados nos ovários  desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada mês, após a puberdade.

É a meiose, divisão do citoplasma, que vai garantir a diversidade genética de organismos, ou seja, é na meiose que as características específicas são definidas. A meiose é dividida em 4 fases que acontecem de forma duplicada e na primeira fase, a prófase, há subdivisões que são denominadas de leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno, diacinese.

Na meiose é formado quatro células-filha que possuem metades dos cromossomos da célula-mãe. Essa redução de cromossomos pela metade é essencial uma vez que durante a união do óvulo com o espermatozoide forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe.