Diferença entre intranet e extranet

Diferença entre intranet e extranet
Diferença entre intranet e extranet

Para as pessoas que trabalham ou tem conhecimento de rede de computadores, as palavras Intranet e Extranet pode até não ser uma surpresa, mas para muitas pessoas o único conhecimento sobre computadores interligados é a Internet.

Intranet

A Intranet é uma rede de comunicação que realiza tarefas da mesma forma que a Internet. Para comunicação usam protocolos e endereços IP como acontece na Internet, porém o acesso é restrito há alguns usuários.

Os computadores conectados a intranet possuem uma faixa de IP que não é usado nos equipamentos conectados a Internet. A faixa de endereços IP reservado para esse tipo de aplicação está entre 192.168.0.0 e 192.168.255.255.

Uma Intranet pode estar conectada a Internet e isso é muito comum, inclusive o computador passa a ser identificado por dois endereços IP, um para Intranet e outro de acesso à Internet.

Na Intranet é possível compartilhar equipamentos como a impressora para que todos os computadores possam se conectar e usar, o que não é possível na Internet.

A Intranet é muito usada em empresas e órgãos públicos como por exemplo Universidades ou o INSS. A Previdência Social tem sistemas para gerenciar cadastro e outro para concessão de benefício, porem o acesso é realizado apenas de dentro de uma agência da Previdência Social.

Extranet

Como foi citado acima a Intranet é de acesso restrito ao local onde ela foi instalada, porém em muitos casos são necessários disponibilizar acesso através da Internet para outros usuários, e isso acontece através de um controle com senha ou certificação digital.

Quando o acesso a Intranet é disponibilizado para usuários externos, passamos a chamar a rede de extranet. 

Uma extranet é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Para uma organização a extranet é vista como uma extensão de uma intranet que é estendida para usuários externos, geralmente essas pessoas são os parceiros, vendedores, fornecedores ou consumidores do que a empresa oferece.

Voltado ao exemplo da Previdência Social, o INSS tem uma página na Internet que permite acompanhar andamento de Recursos mediante acesso controlado, ou seja há uma arquitetura de extranet nesse órgão público, uma vez que permite aos usuários acessarem dados que são inseridos pelos servidores que utilizam o sistema na Intranet.

Comparativos entre as redes


Extranet

Intranet
Acesso restritoX
X
Compartilhamento de impressoras

X
Compartilhamento de dadosX
X
Comunicação externaX