Diferença entre Internet e Intranet

Diferença entre Internet e Intranet
Diferença entre Internet e Intranet

Internet e Intranet são dois termos que uma hora ou outra as pessoas vão ter que conhecer mesmo que não sejam da área de tecnologia da Informação, pois as empresas estão cada vez mais conectadas e precisam de uma estrutura de rede de computadores.

Internet

A Internet é uma enorme rede de computadores onde pessoas de todo o mundo conseguem se conectarem, trocar informações, acessar conteúdos em sites ou arquivos através de download disponibilizado por outros usuários.

Para que haja essa comunicação é possível que os equipamentos ligados a rede "falem a mesma língua", e para isso existem os protocolos que são um conjunto de regras e padrões utilizado para possibilitar a comunicação entre dispositivos diferentes.

Na rede os equipamentos são identificados pelo endereço IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) que são  único e assim é possível haver a comunicação na Internet. 

Para acessar um site as pessoas digitam o nome de domínio, como por exemplo www.todadiferenca.com, mas esse nome foi criado apenas para facilitar a vida dos usuários, pois na rede qualquer site  é localizado por outra maquina através de um número IP.

Intranet

Na Intranet a comunicação é realizada da mesma forma que a Internet, possuindo protocolos e endereços IP, porém o acesso é limitado há alguns usuários. A Intranet não é disponibilizada a todos.

Um exemplo são os órgão públicos que possuem vários sistemas acessados através de Intranet como por exemplo o INSS, que tem sistemas para gerenciar cadastro e outro para concessão de benefício, porem o acesso é realizado apenas de dentro de uma agência da Previdência Social.

Uma Intranet pode estar conectada a Internet e isso é muito comum, voltando ao exemplo citado no parágrafo anterior, Um funcionário do INSS consegue do mesmo computador acessar os sistemas da Intranet e também tem acesso a sistemas da Internet, mas da Internet não é possível acessar a rende interna(intranet).

Com a estrutura da Intranet é possível compartilhar equipamentos como impressora entre os computadores que fazem parte dessa rede.

Por quê usar a Intranet?

O principal motivo para usar uma estrutura de Intranet é a segurança, já que apenas pessoas com acesso aos computadores ligados a Intranet consegue acessar os sistemas disponíveis nessa rede. Mas há como pessoas de fora acessarem a Intranet, e esse conceito de rede é chamado extranet.

Comparativos entre as redes


InternetIntranet
Acesso restrito
X
Compartilhamento de impressoras
X
Compartilhamento de dadosXX
Comunicação externaX