Diferença entre hub e switch

Diferença entre hub e switch
Diferença entre hub e switch

Tanto o hub quanto o switch são equipamentos usados para ligar vários equipamentos de informática em rede e assim estabelecer a comunicação entre eles, sendo que o hub o switch será um equipamento concentrador onde todos os outros equipamentos são ligados neles.

Quando um computador quer ser comunicar com outro equipamento, como por exemplo enviar uma requisição de impressão para a impressora, o pacote de dados é enviado primeiro para o equipamento que interliga toda rede e depois vai para o seu destino.

Com o uso de um equipamento que concentra toda rede, quando um dos equipamentos está desligado ou tem algum problema, a rede não é ininterrompida, os outros equipamentos continuam funcionando normalmente.

HUB

O hub é um equipamento defasado, cada vez menos utilizados, principalmente em grandes redes. O principal ponto negativo é o fato de que todos os pacotes que chegam ao aparelho são transmitidos para todas as portas, isso gera lentidão na rede quando há muitos equipamentos usando a conexão.

Um hub geralmente tem  4, 8, 16, 24 ou 32 portas, depende do modelo, sendo que em cada porta pode ser conectado um equipamento da rede.

Apesar dos pacotes serem enviados a todos na rede, apenas o destinatário reconhece os dados, ou seja, se houver várias impressoras na rede apenas a maquina destinatária vai reconhecer e imprimir.

SWITCH

O switch tem a mesma função do hub, porém ele é mais eficiente uma vez que ele envia o pacote apenas para o destinatário. Os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino e assim o desempenho da rede é muito melhor uma vez que a comunicação entre duas maquinas não interfere na comunicação dos outros equipamentos.

Assim como o hub, o switch possui modelos com diversos números de portas. É possível ligar um switch a outro para aumentar a disponibilidade de portas em uma rede,  sendo que isso pode ser feito com hub também, mas não é indicado devido a trafego que ficará cada vez mais lento quando se usa o equipamento já defasado.