Diferença entre HD e SSD

Diferença entre HD e SSD
HD ou SSD

HD e SSD são dispositivos que permitem a gravação de dados de forma não volátil, ou seja mesmo após desligados os dados se mantém gravados.

esses dispositivos são muito comum e necessários em aparelhos eletrônicos como computador, notebooks e smartphone.

Os conteúdos de um computador como arquivos de instalação de programas ou mesmo uma planilha salva no computador, fica gravado no HD ou SSD.

Qualquer aparelho eletrônico que tem a capacidade de salvar conteúdos, precisa de um dispositivo de armazenamento interno, como os celulares, e esse dispositivo é escolhido de acordo com as configurações e objetivos do aparelho.

HD

O HD(Hard disk) ou disco rígido é uma tecnologia antiga para armazenamento de dados. Muito popular até os dias de hoje, o HD passou por várias melhorias desde a sua invenção. O HD é muito popular nos computadores tradicionais, aqueles com monitor e gabinete.

O disco rígido é formado por discos onde ficam gravados os dados e um braço mecânico que faz a leitura. Os discos giram em alta velocidade, sendo que as mais comuns variam entre 5.400 e 7.200 rotações por minuto.

O braço mecânico faz a leitura e gravação graças a cabeça magnética que fica muito próximo do disco que é coberto por uma fina película de material magnético.

SSD

O SSD(Solid-State Drive) ou unidade de estado sólido é uma tecnologia onde os dados são gravados em circuitos integrados, não havendo peças móveis como disco e braço que existem no HD. Os dados são gravados em unidades de memória flash.

Uma memória flash é um tipo de dispositivo de armazenamento persistente que pode ser eletricamente apagado e reprogramado.

Tanto o HD quanto o SSD são meio de armazenamento persistente(não volátil), ou seja, os dados não se perdem, mesmo que não esteja energizado.

Vantagens e desvantagens do HD e SSD

O SSD leva muitas vantagens em relação ao SSD como na velocidade de gravação e leitura que é muito superior , na manutenção, uma vez que por não ter peças móveis está menos expostos a problemas mecânicos. Um disco SSD é mais resistente a impactos, como por exemplo a queda de um notebook que usa esse dispositivo.

O HD tem uma grande vantagens, que é em relação ao custo, o HD é bem mais barato que um SSD com a mesma capacidade de armazenamento.