Diferença entre ética e moral

Diferença entre ética e moral

Muitas vezes as palavras ética e moral são colocadas como sinônimos, como se tivessem o mesmo significado, porem apesar de estarem relacionados entre si, os termos 'ética' e 'moral' são dois conceitos distintos.

Moral é um conjunto de normas que definem o comportamento de uma pessoa em sociedade, sendo que essas definições do que é certo ou errado são adquiridas pela educação, e experiência de vida.

No momento que essas regras são colocada em pratica por um grupo melhorando a convivência dos membros, estabelecendo normas passamos a tratar o assunto como ética, ou seja ética são as regras aplicadas a um grupo ou sociedade, que define sobre o certo ou o errado.

Apesar de haver uma relação entre os dois termos, nem sempre uma pessoa que esteja seguindo um código de ética, também está agindo co  moralidade. Por exemplo, para seguir o código de ética de uma profissão uma pessoa pode agir em desacordo com o que acha moral, assim como um profissional seguindo o que acha correto poderá violar princípios éticos.

Definições

Ética

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

Moral

A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” e o significado é “relativo aos costumes”. Moral é um conjunto de regras que um indivíduo segue após adquirir através da cultura, educação, ou cotidiano, e que orientam o comportamento humano na sociedade.