Diferença entre emprego e trabalho

Emprego e trabalho mitas vezes são aplicados como sinônimos, como se tivessem as mesmas características, porém apesar das duas palavras serem usadas ao se falar de uma atividade laborativa, na prática elas diferentes. 

De uma forma bem resumida, trabalho está ligado a objetivos e realizações a serem alcançados, e emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

Emprego

O emprego é uma atividade laborativa onde a pessoa consegue meios para se sustentar. O foco do emprego é a remuneração.

Sendo assim, as atividades que as pessoas exercem apenas pela obrigação de manter o vínculo com o empregador e consequentemente ter uma renda para sustentar sua família podemos chamar de emprego.

Sendo assim podemos  dizer que o emprego é definido como uma relação  estabelecida entre o empregador e  empregado através de contrato que pode ser uma carteira de trabalho assinada ou contrato temporário, onde ao empregado fornece seu serviço ao empregador, e em troca quem está contratando recompensa com pagamento de um salário combinado entre as partes.

Trabalho

O trabalho tem um propósito diferente do emprego, apesar de geralmente ser remunerado, o trabalho tem como foco a satisfação de realizar algo manual ou intelectual, e nem sempre é remunerado.

Um exemplo de trabalho não remunerado são os trabalhos voluntários, onde não há um retorno monetários, mas há a satisfação em ajudar pessoas necessitadas.

Apesar de a remuneração não ser o foco o trabalho pode ser remunerado, como por exemplo ser empregado em uma área que faça o trabalhador querer crescer profissionalmente, atingido objetivos na empresa que o torna um profissional bem sucedido, independentemente do salário. 

Em uma situação como essa relatada acima, a vontade de crescer na empresa geralmente tem também o interesse por um salário melhor, mas para ser identificado como trabalho os projetos, objetivos e metas a serem atingidos vão além da necessidade financeira.

Você tem um trabalho ou emprego?

Caso você já tenha exercido alguma atividade laboral, agora que sabe a diferença entre trabalho e emprego, você consegue definir o que você está fazendo ou já fez?

Muitas pessoas passam anos exercendo uma mesma atividade, sem perspectiva de crescimento ou mudanças na atividade exercidas. Essas pessoas muitas vezes tem  frustrações que afetam todos os setores da vida. 

No momento que o empregado começa a trabalhar em busca de objetivos dentro da empresa que vão além de um salário melhor, fixa metas, e correm atrás para realizar os sonhos, essa pessoa passa a ter um trabalho.