Diferença entre DNA e RNA

Diferença entre DNA e RNA

O DNA  que é o Ácido Desoxirribonucleico ou ADN é uma molécula que existe no núcleo das células dos seres vivos e apresenta informações genéticas de cada indivíduo, e esse ácido nucleico garante a transmissão dessas informações para os descendentes.

O DNA é constituído por duas cadeias polinucleotídicas, e essas cadeias são formados por milhares de nucleótidos.

O DNA apresenta regiões específicas chamadas de genes, que são herdados de nossos pais. Esses genes são responsáveis pela produção de uma molécula de RNA.

O RNA também conhecido como ARN(ácido ribonucleico) é o responsável pela síntese de proteína da célula. O RNA é produzido no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.

Em relação a sua formação o RNA se diferencia do DNA por ser formado por apenas uma fita simples.

Tipos de RNA

São três os tipos básicos de moléculas de RNA, sendo que cada um desses tipos tem uma função específica durante o processo de produção de proteínas.

RNA mensageiro: este tipo de RNA(RNA-m) carrega uma sequência de bases nitrogenadas (código), que será determinante durante a sua tradução e a exatidão da ordem de aminoácidos de uma proteína;

RNA ribossômico: este tipo de RNA(RNA-r) é o que, associado a um complexo de proteínas, realiza a leitura do RNA-m, permitindo a reciprocidade entre o códon e o seu respectivo anticódon, proporcionando a síntese das proteínas.

RNA transportador: Esse RNA(RNA-t) possui sequência específica de bases nitrogenadas, responsável por transportar o aminoácido ao correspondente códon no RNA-m.