Principalmente em época de eleições para presidente, os termos direita e esquerda são muito divulgadas e relacionadas a partidos políticos, mas muitos ficam na dúvida sobre o que significa ser de esquerda e direita na política.
Direita e esquerda são posições políticas contrárias, em que cada um desses lados defendem valores diferentes em relação a política, economia. Esses conceitos representam ideologias políticas e econômicas com características e opiniões diferentes sobre o papel do governo na sociedade.
A direita defende a ideia que o estado deve ter uma influência limitada em relação a sociedade, não havendo muito controle social, prevalecendo as relações individuais.
Com uma participação menor do estado, a direita tem a ideia que deve haver uma carga de tributos menores, menos política pública assistencial e mais liberdade para as empresas.
A esquerda, como foi dito no início do texto, defende ideias diferentes, para quem segue as ideologias da esquerda a ideia defendida é de uma grande participação do Estado na sociedade, procurando garantir igualdade nas oportunidades para todos os cidadãos. A esquerda também entende que o Estado deve interferir na regulação das políticas econômicas adotadas.
A Esquerda se preocupa com as necessidades coletiva, principalmente dos interesses dos grupos que sofrem mais com a desigualdades, tendo menos oportunidades que um outro grupo..