Diferença entre dados e informação

Diferença entre dados e informação
Diferença entre dados e informação

As palavras dados e informação muitas vezes são confundidas, sendo utilizadas muitas vezes como sinônimos em diversas frases, porém elas tem significados diferentes apesar estarem ligadas uma a outra.

O conhecimento é adquirido através de dados e informações, sem esses dois itens é impossível uma pessoa aumentas sua sabedoria sobre qualquer assunto.

Dados

Os dados são  números, medidas ou valores que sozinho não transmite nenhum conhecimento como por exemplo, "Toda Diferença".

O termo citado acima não tem nenhum significado quando expressado sozinho, uma pessoa ao ouvir ou ler TODA DIFERENÇA não entende o porquê dessas palavras. Mas ao escrevermos a frase "Toda diferença é um site" , o termo passa a ter um significado, ele transmite uma informação que no caso é o fato de "toda diferença " ser um site.

De maneira geral, dados são  conteúdo quantificável e que por si só não transmitem mensagens que possibilite o entendimento sobre determinada situação.

Informação

No momento que um trato é tratado, passando um processamento e consequentemente passa a transmitir uma mensagem, passamos a tratar de uma informação.

A informação é  a ordenação e organização dos dados de forma que passa a transmitir uma mensagem compreensiva dentro de um determinado contexto. Um conjunto de dados que transmite conhecimento é uma informação.

O passo a passo para se transmitir uma mensagem ou adquirir conhecimento é pegar os dados e processá-lo.

Quando falamos a palavra "bola", cada pessoa pode pensar um assunto como futebol, um objeto circular ou bola de sorvete, quanto na verdade a palavra foi citada para se referir a um jogo de bilhar.

A mensagem só será passada quando o dado(bola) passar um processamento e se transformar em informação como p exemplo: "vou acertar a bola 8". Dado é o menor nível de abstração da informação, sendo o fato em sua forma primária.