Diferença entre clima e tempo

Diferença entre clima e tempo

Duas palavras que costumam ser utilizadas com o mesmo sentido porém tem significados diferente é o clima e tempo.

A diferença no significado de cada  uma dessas palavras está no período que está sendo referenciado.

Na ciência, clima e tempo são estudados por ramos diferentes, sendo a climatologia responsável pelo estudo do clima e a meteorologia responsável pelo tempo.

Tempo

O tempo é um estudo atmosférico sobre um determinado momento em um local exato, como por exemplo a previsão do tempo para a cidade do Rio de Janeiro, ou seja, estamos falando de um local determinado nesse exato momento. O tempo pode ser classificado como ensolarado, nublado, chuvoso, parcialmente ensolarado, entre outros.

Exemplo de tempo

- O tempo hoje aqui na cidade é chuvoso.

Clima

O Clima é um estudo atmosférico em um período maior, onde se tem dados fornecidas pela meteorologia e assim através de uma média é possível determinar o clima  de uma região que podem, por exemplo, serem climas quentes, semiárido, climas temperados, climas frios, etc.

Essa  condição média do tempo em determinada região é obtido após anos de estudo, havendo estudiosos que falam que o tempo mínimo tem que ser de pelo menos 10 anos.

Exemplo de clima

- O clima na floresta Amazônica é equatorial.

Apesar de os dois ramos do conhecimento serem próximos onde um fornece informações para o outro, a meteorologia costuma estar mais atrelada à Física, enquanto o estudo do clima é mais próxima à Geografia.