Diferença entre bacharelado e licenciatura

Bacharelado

O bacharelado é uma graduação de nível superior que prepara o profissional para o mercado de trabalho dando uma visão mais ampla da área que escolheu para estudar, o que aumenta as opções de de trabalho.

Um exemplo é o bacharel em Administração, que possibilita o formando trabalhar em várias setores administrativos como RH, logística, financeiro, etc. 

O estudante de um curso de diploma de bacharelado tem um panorama amplo da área estudada, com disciplinas teóricas e algumas práticas. Um bacharel não é um especialista em uma área específica, como por exemplo Recursos Humanos, mas com cursos extras, cursos de extensão, pós-graduação, mestrada ou doutorado se torna um profissional especialista.

Um curso com diploma de bacharel pode ter duração de 3 a 6 anos.

Licenciatura

A licenciatura é uma graduação de nível superior que prepara os estudantes para trabalhares na área da educação para licenciar.

A graduação em um curso de licenciatura forma profissionais educadores sendo esse o curso ideal para quem quer seguir carreira como professor em escolas de ensino fundamental e médio.

Um exemplo desses tipo de curso e profissional é a licenciatura em história que  irá misturar conteúdos de história e também de educação durante todo o tempo que durar o curso, formando professores. 

Um mesmo curso pode ter verões voltada para o bacharelado e outra para a licenciatura, como por exemplo História, que além de licenciatura tem a opção de bacharelado onde o profissional vai trabalhar em outras área fora da educação como ser historiador, trabalhar em museu entre várias outras áreas.

Praticamente todos os cursos de licenciatura tem suas versões de bacharelado, porem muitos cursos que formam bacharéis não tem em licenciatura como medicina, engenharia e direito.

Um curso com diploma de licenciatura pode ter duração de 4 a 5 anos.