Diferença entre atacado e varejo

Diferença entre atacado e varejo

A venda por atacado e varejo é destinado para pessoas ou empresas sendo que geralmente as empresas ou revendedores compram por atacado devido a quantidade e as pessoas que adquirem item para consumo pŕoprio preferem o varejo.


ATACADO

A venda por atacado é para quem pretende comprar várias unidades de um mesmo produto como por exemplo, comprar dez garrafas de um mesmo refrigerante. Revendedores geralmente comprar apenas nessa modalidade e a grande vantagem é o valor mais barato dos itens. 

Exemplo de atacado

Uma caixa de suco que custa R$4,50 a unidade pode ter o valor reduzido para  R$4,10 se for comprado amais de 3 unidades.

Varejo

Para quem vai fazer compra para despesas do cotidiano o mais comum é comprar no varejo como por exemplo no supermercado Carrefour, Extra, etc, isso não impede as pessoas de comprarem várias unidades porém dificilmente vai ter desconto por causa da quantidade que comprou a não ser em promoções.


No comércio há também o distribuidor que tem como objetivo distribuir as mercadorias de fabricantes em lotes para serem comercializados, mas isso não é o mesmo que atacadista, na verdade o atacadista compra do distribuidor para revender assim como lojas de varejos também podem comprar do distribuidor.

O distribuidor geralmente não é aberto ao público, ele trabalha enviado as mercadorias para lojas de atacado ou varejo.