Diferença entre artrite e artrose

Diferença entre artrite e artrose
artrite e artrose

Artrite e artrose são muitas vezes citadas de forma errada, ou com significado errado, apesar dos termos se referirem a um problema inflamatório, Artrite é um conjunto de doença e artrose é um desses tipos.

Existe um mito em que muitos acreditam que artrite ou artrose é uma doença que atinge apenas pessoas  idosas, mas não é bem assim, existem tipos de artrites que são mais comuns em jovens, e outros como a artrose, apesar de ser mais comum em pessoas mais velhas podem ocorrer em pessoas jovens.

Artrite

A Artrite é o nome dado a diversos problemas nas articulações que podem causar dores e inchaço. Essas doenças que causando desconfortos devido ao processo inflamatório das articulações, fazem parte de um grupo maior denominado reumatismo.

O reumatismo, ao contrário do que muitos pensam não é uma doença, e sim um termo usado para caracterizar mais de cem doenças, principalmente articulares e de cartilagem, mas que também podem atingir outros órgão internos.

A artrite é apenas um pequeno grupo dessas centenas de doenças que forma o reumatismo, e é dividido em seis tipos.

Artrite reumatoide

Na artrite reumatoide, a pessoa apresenta um quadro de dores e sensações de calor nas mãos e punho e quem em muitas vezes vem acompanhado de uma vermelhidão e edema na região afetada

Artrite psoriática

Psoriase é uma doença de pele inflamatória, na maioria das vezes causado por problema de imunidade. Em algumas pessoas, junto com a psoriase há o desenvolvimento da artrite psoriática, que tem como característica a  rigidez nas articulações

Artrite séptica

A artrite séptica é uma infecção causada pela presença de bactérias, vírus ou fungos no líquido da articulação e tecidos da articulação.

Artrite gotosa

A artrite gotosa também é conhecido apenas pela palavra "gota" e é caracterizada por uma condição inflamatória que acomete as articulações quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal.

Espondilite anquilosante

Muito comum em jovens o espodilite anquilosante é uma inflamação que atinge principalmente coluna, quadril, joelhos e ombros. A principal característica é perda da flexibilidade da coluna causando problema de curvatura.

Osteoartrite

A osteoartrite também conhecido com artrose atinge principalmente mãos, joelhos, quadril e coluna. A artrose é um desgaste das cartilagens.

Artrose

A artrose é uma doença inflamatória mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril, e ela é causada pelo desgaste das cartilagens que existem entre os ossos. Com os ossos em atrito a pessoa sente dores e falta de mobilidade na articulação, e em alguns casos a articulação pode sair de sua posição normal.

A artrose pode ser desenvolvida devido a vários fatores como idade avançada e o uso excessivo das articulações com movimentos repetidos.