Diferença entre aposentado e pensionista

Diferença entre aposentado e pensionista
Diferença entre aposentado e pensionista

As palavras aposentado e pensionista são comuns quando falamos de benefícios previdenciários, mas muitas pessoas que não estão acostumada com os termos usados no INSS, muitas vezes se confundem na hora que precisa tirar um dúvida sobre benefícios.

Há quem pense que todos são pensionista por receberem um benefício, mas na verdade depende do tipo de benefício.

O INSS tem vários tipos de benefícios que são concedidos aos segurados da instituição e também aos dependentes deses segurados, independentemente desse dependente contribuir para previdência.

Os benefícios concedidos aos segurados são aposentadorias , auxílio-doença, salário maternidade, reabilitação profissional e auxílio-acidente.

Para os dependentes existe a pensão por morte em caso de óbito do segurado.

Qualquer pessoa que receba um benefício da previdência é um beneficiário, independentemente de ser segurado ou dependente, mas os que recebem pensão são as pessoas conhecidas como pensionistas, e no caso dos que recebem aposentadoria são os chamados aposentados.

Sobre as aposentadoria

No INSS existem três tipos de aposentadorias que são a aposentadoria por idade; invalidez e tempo de contribuição que possuem regras bem diferentes.

Aposentadoria por tempo de contribuição é para quem atingiu o tempo mínimo de contribuição exigido em lei que são de 35 anos para homem e 30 para mulheres, sendo que para professores são exigidos cinco anos a menos. Os deficientes  também tem direito a esse benefício com menso tempo de contribuições.

A aposentadoria por idade é para quem atingiu uma idade mínima de 65 anos homem e 60 mulher, e para os trabalhadores rurais são cinco anos a menos. Nessa categoria de aposentadoria é exigido 15 de contribuições ou comprovação de exercício de atividade rural em regime de economia familiar. 

A aposentadoria por invalidez é para quem não tem mais condições de trabalhar devido a problemas de saúde.

Não confunda aposentadoria e pensão

para se referir a benefícios temporários como auxílio-doença ou salário maternidade o melhor termo é o de beneficiário.

Então agora, se você for se referir a alguém que recebe pensão por morte, essa pessoa é beneficiária ou pensionista e para aqueles que já se aposentaram, eles são aposentados.

Uma pessoa pode ser aposentada e pensionista ao mesmo tempo, uma vez que é permitido receber o benefício de aposentadoria e de pensão de forma acumulada.