Os termos alfabetizado e letrado muitos vezes são colocado como sinônimo, e em outras vezes tem seus significados trocados.
Muitas pessoas tem conhecimento da escrita e leitura porém não consegue usar essa habilidade adquirida nas relações sociais, esse uso social da leitura e escrita é a principal diferença entre ser alfabetizado e letrado.
Apesar de serem dois processos destintos, a alfabetização e letramento são interligados.
A alfabetização é o processo onde um indivÃduo ou um grupo de pessoas aprendem e desenvolvem habilidades de leitura e escrita.
� um conjunto e habilidades que permite uma pessoa percorrer um texto com a visão ou outro sentidos, decifrando-o por uma relação estabelecida entre as sequências das letras.
Ã? um conjunto de habilidades que permite uma pessoa transmitir uma mensagem ou ideia através de sinais gráficos em um papel ou qualquer outra superfÃcie.
O letramento exige conhecimento da leitura e escrita, porém é necessário que o indivÃduo possa se engajar em práticas sociais, ou seja, enquanto com o processo de alfabetização o individuo adquire capacidade da escrita e leitura, o letramento foca nos aspectos social da utilização do que foi aprendido na alfabetização.
Aprender a ler e a escrever e com esses conhecimentos interagir na sociedade fazendo uso da leitura e da escrita transformam um indivÃduo, levando-o a uma outra condição sob aspectos social; cultural; cognitivo; linguÃstico, entre outros.
Uma pessoa letrada tem uma participação na sociedade diferente dos analfabetos ou apenas alfabetizados, e essa diferença é de fácil percepção. O modo de viver e a inserção na sociedade com relações com outras pessoas é diferente para letrados.