Diferença entre alfabetização e letramento

Os termos alfabetizado e letrado muitos vezes são colocado como sinônimo, e em outras vezes tem seus significados trocados.

Muitas pessoas tem conhecimento da escrita e leitura porém não consegue usar essa habilidade adquirida nas relações sociais, esse uso social da leitura e escrita é a principal diferença entre ser alfabetizado e letrado.

Apesar de serem dois processos destintos, a alfabetização e letramento são interligados.

Alfabetização

A alfabetização é o processo onde um indivíduo ou um grupo de pessoas aprendem e desenvolvem  habilidades de leitura e escrita.

Ler

É um conjunto e habilidades que permite uma pessoa percorrer um texto com a visão ou outro sentidos, decifrando-o por uma relação estabelecida entre as sequências das letras.

Escrever

É um conjunto de habilidades que permite uma pessoa transmitir uma mensagem ou ideia através de sinais gráficos em um papel ou qualquer outra superfície.

Letramento

O letramento exige conhecimento da leitura e escrita, porém é necessário que o indivíduo  possa se engajar em práticas sociais, ou seja, enquanto com  o processo de alfabetização o individuo adquire capacidade da escrita e leitura, o letramento foca nos aspectos social da utilização do que foi aprendido na alfabetização.

Diferença do letramento no dia-a-dia 

Aprender a ler e a escrever e com esses conhecimentos interagir na sociedade fazendo uso da leitura e da escrita transformam um indivíduo, levando-o a uma outra condição sob aspectos social; cultural; cognitivo; linguístico, entre outros. 

Uma pessoa letrada tem uma participação na sociedade diferente dos analfabetos ou apenas alfabetizados, e essa diferença é de fácil percepção. O modo de viver e a inserção na sociedade com relações com outras pessoas é diferente para letrados.