Diferença entre Auxílio-doença previdênciário e acidentário

O Auxílio-doença é um benefício previdenciário que garante uma renda ao segurado do segurado da previdência social por um tempo determinado através da realização de perícia médica, quando o contribuinte estiver impossibilidade de trabalhar devido a doença ou acidente.

Existem dois tipos de auxílio-doença ou benefício por incapacidade, nome que também é usado para se referir ao benefício pago pelo INSS.

Auxílio-doença

O benefício de auxílio-doença também conhecido por benefício por incapacidade temporária é  devido ao segurado do INSS que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais  de quinze dias consecutivos.

Os motivos que levam uma pessoa a se afastar do trabalho são várias, podendo ocorrer o problemas durante o trabalho ou em momento de folga, isso não importa, o segurado que comprovar a incapacidade e tiver um número mínimo de contribuições, terá direito ao benefício.

Auxílio-doença acidentário

O benefício de auxilílio-doença será considerado acidentário quando ocorrer devido a um acidente de trabalho ou doença relacionado ao trabalho, sendo que nos  casos de acidente não precisa ser necessáriamente dentro da empresa, podendo ocorrer também durante o trajeto do trabalhador para o trabalho ou voltando para a casa.

Diferenças entre auxílio-doença previdenciário e acidentário

Muitos imaginam grande diferenças entre os dois tipos de benefício, principalmente no que se refere ao valor do benefício, porém as diferenças são poucas.

O cálculo do valor do benefício é o mesmo, não havendo diferença no valor pago do auxílio-doença previdenciário e acidentário.

No caso do acidentário há uma estabilidade no emprego após o retorno para a ativdade de 12 meses e a empresa é obrigada a continua recolhendo o FGTS(Fundo de garantia por tempo de serviço) do empregado.

Nos casos de acidente de trabalho também há uma isenção da carência mínima exigida de 12 contribuições mensais, sendo que essa isenção também se aplica a acidente de qualquer natureza e alguma doença.