A diferença entre arte e literatura

                   É muito difícil responder às perguntas: O que é arte? O que é literatura?  Embora não possamos  dar respostas totalmente satisfatórias, podemos refletir sobre elas e atingir alguma compreensão dessas atividades humanas tão complexas. 

                    A arte é feita em toda parte; portanto, ela é uma atividade essencial para o ser humano. É uma atividade estética ( que diz repeito ao belo) e possui valores intrínsecos (valores referentes ao próprio objeto artístico).  

                     Literatura é arte. Portanto, é uma atividade estética, com valores intrínsecos. A obra literária difere-se das obras de função puramente pragmática. A arte da literatura existe há alguns milênios. Entretanto, sua natureza e suas funções continuam sendo objeto de discussão principalmente para os artistas. 

                     Tentamos, portanto, a definição mais abrangente possível, que atenda à concepção da literatura em nosso tempo: LITERATURA É A ARTE QUE UTILIZA A PALAVRA COMO MATÉRIA-PRIMA DE SUAS CRIAÇÕES.                      Na obra literária, como em toda arte, forma e conteúdo são categorias inseparáveis: uma produz constantemente  outra. A LITERATURA é invenção, mas mantém uma relação viva e tensa com o mundo real.